Contratação de Doutorados
O Programa Investigador FCT

O Programa Investigador FCT visa criar as condições para o estabelecimento de líderes científicos, através da atribuição de financiamento por 5 anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades. O objetivo geral deste programa FCT é permitir o recrutamento de 1 000 investigadores excecionais até 2016, para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. Até à data, 369 investigadores FCT foram selecionados.

O Programa centra-se no investigador/a e no seu projeto de investigação. O principal critério de avaliação é a excelência científica: do percurso de investigação do candidato, da sua carreira e da sua proposta de investigação.

Os candidatos ao concurso Investigador FCT identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu programa de investigação e desenvolvimento de carreira. Os investigadores selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

O Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva e financiamento start-up para os investigadores em início de carreira que não tenham outro financiamento de investigação em curso.

Investigadores de qualquer nacionalidade e idade podem candidatar-se a três níveis diferentes de financiamento:

"Nível inicial" – para investigadores doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência pós-doutoral de mais de 3 anos e menos de 8 anos, à data de submissão da candidatura. Não é exigida independência científica prévia.
"Nível de desenvolvimento" – para investigadores doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigadores independentes (como líderes de grupo, coordenadores de projetos de investigação ou autor sénior ou de correspondência em publicações científicas).
"Nível de consolidação" – para investigadores doutorados com experiência como investigadores independentes, com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica na sua área do conhecimento.

Fonte: http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/investigador-fct/

 

Calendário de Concursos FCT 2014

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia atualizou, ontem, dia 15 de maio, o calendário dos concursos para financiamento de projetos de investigação, formação avançada, emprego científico, instituições e infraestruturas, que serão anunciados até final do ano.

A FCT prevê lançar em setembro de 2014, o Programa Comunicação e Gestão de Ciência, que permitirá às Unidades de I&D financiadas pela FCT recrutar gestores séniores para funções relacionadas com a gestão da Ciência, promoção e capacitação das unidades no concurso a financiamentos nacionais e internacionais, transferência de tecnologia. Os contratos com Unidades serão estabelecidos por um período de 5 anos.

Durante o 2º semestre, destaca-se ainda a abertura dos concursos para Projetos de Investigação, a financiar através do OE e de fundos estruturais para 2014-2020; projetos no âmbito das Parcerias Internacionais (MIT-Portugal; CMU-Portugal; UTAustin-Portugal; HMS-Portugal) e as Bolsas de Doutoramento e Pós-doutoramento 2014. No documento disponibilizado pela FCT (em anexo) é apresentada a planificação dos concursos para 2014, bem como a divulgação dos respetivos resultados.

Destaque ainda para os vários concursos que encerram entre junho e julho, com relevo para o Investigador FCT 2014; programas de cooperação bilateral (França e Marrocos) e programas de cooperação transnacional (era-net e UT-Austin)

Informação complementar:

Fundação para a Ciência e a Tecnologia: https://www.fct.pt/concursos/2014/index.phtml.pt